LIGAÇÃO ENTRE CANCERÍGENOS E CARNES VERMELHAS

Que mal pode fazer apenas uma salsicha extra ou tira de bacon a mais para a sua saúde, certo? Cientistas britânicos decidiram responder a essa pergunta e chegaram a uma conclusão surpreendente: apenas 25g (cerca de uma tira de bacon) de carne processada por dia poderia aumentar o risco de desenvolver câncer de intestino em 20%. No entanto, a carne processada não foi a única categoria que a pesquisa visou como capaz de aumentar sua probabilidade de contrair câncer de intestino. Outras categorias de alimentos e bebidas mostraram ter um efeito similar. Leia mais sobre a pesquisa abaixo.C

Sobre o estudo

Um grande estudo publicado no Jornal de Epidemiologia acompanhou quase meio milhão de adultos participantes do Reino Unido, homens e mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, por um período de cinco anos com o objetivo de correlacionar hábitos alimentares com a ocorrência de câncer de intestino. O estudo foi conduzido pela Universidade de Oxford e pesquisa sobre o câncer no Reino Unido.

A epidemiologia e os riscos do câncer de intestino

Estatísticas do Reino Unido relatam que, em média, o câncer de intestino é o 4º tipo mais comum de câncer, respondendo por 12% de todos os novos casos de câncer no país. O câncer de intestino é mais comum na população adulta, com o risco de desenvolver a doença crescendo com a idade e atingindo o pico nos anos 80 para homens e mulheres.

Os resultados do estudo

Mas nem tudo é má notícia, e as mesmas estatísticas apoiadas pelo estudo acima mencionado sugerem que mais de 54% dos casos de câncer de intestino podem ser evitados. Este estudo recente esclarece ainda mais quais tipos de alimentos devem ser limitados ou aumentados em sua dieta para minimizar seu risco de desenvolver câncer de intestino. Esses alimentos incluem:

  • Carne processada e vermelha. As pessoas que ingeriram 76g de carne vermelha e processada por dia tiveram um risco 20% maior de desenvolver câncer de intestino do que aquelas que ficaram com uma média diária de 21g.
  • Álcool. O consumo diário de 10g ou mais de álcool aumentou a probabilidade de desenvolver câncer de intestino em 8%.

O estudo também analisou outros grupos de alimentos, como peixes, aves, frutas e vegetais, bem como bebidas como chá e café, mas eles não encontraram nenhuma correlação. Por outro lado, comer muitos alimentos ricos em fibras, como cereais, pão e aveia, parecia ter o efeito oposto: diminuía o risco de desenvolver câncer de intestino em 14%.

Observe que o estudo não afirma que carne processada, carne vermelha e álcool devem ser completamente cortados da sua dieta, pois eles reconhecem que quebrar hábitos alimentares pode ser difícil, mas moderação é fundamental. Tente ter dias sem carne vermelha pelo menos algumas vezes por semana e substitua a carne vermelha e processada por fontes alternativas de proteína, como peixes, aves e leguminosas. Você deve ter um cuidado especial com carnes defumadas e curadas, pois essas são as mais carcinogênicas. Limite também o consumo de álcool aos fins de semana ou feriados moderadamente.

Mensagem para fixar. O estudo descobriu que as pessoas que comiam carne vermelha e processada 4 ou mais vezes por semana eram 20% mais propensas a desenvolver câncer de intestino. Além disso, aqueles que beberam uma cerveja ou mais por dia tiveram um risco 8% maior de desenvolver câncer de intestino, então é importante limitar o consumo de carne processada, carne vermelha e álcool o máximo que puder. Ao mesmo tempo, recomenda-se aumentar a ingestão diária de fibras, o que pode diminuir o risco de desenvolver a doença.

FONTE: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=13862

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.