10 SUBSTITUTOS SAUDÁVEIS E SABOROSOS PARA O SAL

Na quantidade certa, o sal é uma parte importante da nossa dieta. Quer se trate de carnes, vegetais, pizzas, massas ou saladas, o sal pode ser adicionado a praticamente qualquer coisa para melhorar seu sabor,fazendo uma enorme diferença. No entanto, como está presente em quase todos os pratos, é muito fácil acabar consumindo quantidades excessivas do condimento, o que pode causar os problemas de saúdeque todos nós já conhecemos. A boa notícia é que você nãoprecisa ficar restrito a apenas sal quando se trata de acrescentarsabor aos alimentos. Há, na verdade, muitas outras maneiras paramelhorar o gosto da sua comida, e nós reunimos 10 destasalternativas aqui.

1. Refogue, grelhe e asse

Para começar, a maneira como você está cozinhando sua comida tem muito a ver com o sabor do produto final. Carnes e vegetais contêm sucos que podem ser perdidos se você não usar os métodos de cozimento corretos. Refogar, grelhar e assar são 3 métodos que funcionam bem nesse sentido. Refogar envolve o uso de uma frigideira, com a qua você pode rapidamente dourar ou cozinhar alimentos em fogo alto, comum a pequena quantidade de gordura. Grelhar é um outro método de cozedura rápida que, a menos que você passe do ponto, cria uma agradável “crosta” que mantém os sucos dentro do alimento. Finalmente, assar é outra ótima maneira de manter o sabor da comida depois de cozida. O ideal é começar assando em temperatura bem alta, e então reduzir o calor conforme o alimento começa a dourar na parte externa.

5. Adicione gengibre ou raiz-forte 

O gengibre é uma outra alternativa fantástica para o sal em suas panelas. Sua explosão de sabor é simplesmente inigualável e, por ser tão forte e distinto, não requer outros aromas para realçar o prato. Além disso, a raiz do gengibre é fácil de encontrar e tem todos os tipos de uso culinário – em molhos, marinadas, saladas e até mesmo sobremesas, se você combiná-lo com uma pitada de açúcar mascavo. Também não podemos deixar de mencionar os incríveis benefícios desta raiz à saúde, incluindo o alívio da dor e náuseas. Alternativamente, você pode comprar raiz-forte (fresca ou em conserva) para usar como um agente de sabor diferente. Embora não seja usada com frequência, ela traz um sabor irresistível aos seus molhos, guisados e saladas.

6. Cozinhe com óleos e azeites saborosos

É claro, o óleo é a base de grande parte da nossa culinária,especialmente quando o assunto é fritura. É por isso que é bom saber como variar seus óleos para adicionar diferentes gostos. Além dos óleos mais convencionais, como o azeite de oliva e o óleo de girassol, também é possível utilizar óleo de nozes, óleo de gergelim, óleo de canola e óleo de semente de uva, entre muitos outros. Experimente fazer infusões de diferentes ervas e especiarias, criando seus próprios óleos com sabor e adicionando-os às suas saladas e outros alimentos. Em breve, você vai ver como é possível viver sem pitadas adicionais de sal!

7. Adicione um pouco de vinagre, vinho e licores

Dê uma animada nos seus pratos com algumas gotas de vinagres, vinhos elicores – eles oferecem uma ampla gama de sabores diferentes que vocêpode escolher de acordo com suas preferências. Alguns podem ser maisforte do que os outros, mas tudo depende do que você está cozinhando. Escolha entre vinagres de vinho (feitos de vinhos tinto,branco ou rosé; de champanhes, ou de xerez), vinagres de cidra(feitos de maçãs) e vinagre balsâmico (feito de uvas Trebbiano envelhecidas em barris). Esses gostos vão bem com alho, pimentão,pimenta, ervas, legumes ou frutas para um sabor ainda mais personalizado e são uma excelente adição a molhos ou jogados diretamente sobre a comida.

8. Corte ou amasse vegetais

Vegetais também podem trazer sabores frescos e deliciosos à comida, e há várias maneiras de tirar o máximo de proveito deles. Uma ideia é picar legumes para usar em molhos, acrescentando ervas se preferir, e usá-los para dar mais sabor ao prato, como uma alternativa aos molhos prontos com alto teor de sódio. Você pode até mesmo fazer purês e caldos de legumes, e usá-los para adicionar consistência às sopas, ensopados e molhos também.

9. Prepare marinadas

É possível marinar carnes sem o uso de sal, especialmente quando você tem alternativas como sabores quentes, picantes ou doces. Você pode variar entre temperos e ervas secas que podem ser esfregados diretamente na carne; ou marinadas líquidas que incluem óleo, para deixá-la de molho. Seja criativo fazendo marinadas, adicionando elementos ácidos como vinagre, suco de limão e vinho, que contribuem para o amaciamento de carnes duras.

10. Polvilhe um pouco de queijo

Claro que queijos como cheddar e feta têm altas quantidades de sal,portanto você deve escolher queijos como cream cheese e mossarela, que são tão suculentos quanto os outros, mas com menor teor de sódio. Qualquer que seja, o queijo é um ótimo ingrediente para adicionar aos pratos, especialmente os quentes – quem não gosta de queijo derretido? Além de ser delicioso e saboroso, o queijo também contém nutrientes como cálcio, proteínas, fósforo, zinco e vitaminas, o que o torna o substituto ideal para quem se preocupa em manter uma dieta de baixo sódio. 

Créditos: dummies.com

FONTE: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=12688

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s